quinta-feira, 19 de maio de 2016

Em grande estilo






Você costuma receber amigos para jantar em casa e quer dar um toque pessoal e, ao mesmo tempo, sofisticado na arrumação?
Saiba que não é difícil e o resultado compensa o capricho.
A primeira etapa que se deve pensar na hora de arrumar a mesa perfeita é definir o estilo do jantar. Neste caso, formal.
Depois, é preciso escolher o menu, isso que vai definir o que será usado.
Após a definição do que vai ser servido, gosto de começar a escolher a roupa de mesa. Arrumar uma mesa elegante e funcional é uma arte e demonstra o carinho em receber.
Inicio a organização, começando pela definição da cor da decoração. Com base na cor, é possível pensar em todos os elementos que compoem a mesa e também nas flores que darão vida à decoração.
Tudo deve estar perfeito, a toalha precisa estar alinhada ao guardanapo, bem como aos pratos, talheres e taças.
Alguns elementos elegantes podem e devem ser utilizados para embelezar a decoração, como candelabros, marcadores de lugar, porta guardanapo, sousplats e muitas flores... Uma forma bem elegante e formal de servir é o famoso estilo francês.
Neste tipo de recepção, cada utensílio tem o seu lugar definido, e todos devem ser acomodados adequadamente. Por isso, amo os marcadores de lugar.
Agora, com a rouparia separada, se providencia a louça correta. Travessas específicas, talheres para servir e taças para o tipo certo de bebida que vai harmonizar adequadamente com o cardápio.
Não se esqueça do espaço onde será servido o coquetel de entrada, ele também precisa estar preparado com a mesma decoração da mesa.
Bem como o ponto do café e digestivos, todos os cantinhos devem estar harmônicos e no mesmo estilo.
A seleção das músicas deve ser estabelecida previamente, para que você possa dar toda a atenção aos seus convidados.
Ah, o lavabo não deve ser esquecido. Um aromatizador, papel de mão diferenciado, umas velas e flores caem muito bem.
Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa e cause uma ótima impressão em seus convidados.
Achei um luxo esta produção das minhas amigas e parceiras Cittá Arquitetura e Eventos.


Confira esta montagem.




Se quiser seguir as regras formais na hora de organizar a mesa de seu jantar ou almoço, não se preocupe: é mais simples do que parece!
Aqui, você tem tudo que é necessário para acertar no lugar dos talheres, quais utilizar, onde colocar os copos e até quantos pratos deve ter o seu menu.

1. O pratinho de pão fica na diagonal do prato à esquerda. A faca de manteiga deve ficar atravessada no alto do pratinho. O cabo voltado para a esquerda.

2. Se quiser colocar o nome de cada convidado no lugar certo, ele deve ficar acima dos talheres de sobremesa. Acho essa ideia super delicada.

3,4 e 5. Apenas quatro copos devem ser colocados à mesa, na ordem em que serão usados: vinho branco, vinho tinto, água, champanhe. Se for servir apenas um tipo de vinho, coloque somente uma taça; se não for servir champanhe, coloque apenas os outros três.

6 e 7. Os talheres de sobremesa são colocados acima do prato. O cabo da colher voltado para a direita, e o do garfo, abaixo, virado para a esquerda.

8. Os guardanapos devem ficar à esquerda dos garfos ou dobrados no centro do prato.

9, 10, 12, 13 e 14. A faca fica à direita, com o corte voltado para o prato. O garfo vai à esquerda e a colher de sopa deve ficar à direita da faca.

11. Os pratos devem ficar empilhados em ordem de uso. O sousplat colocado na base, serve apenas de enfeite, mas são essenciais nestas ocasiões.

15. A xícara e o pires de café normalmente não estão na montagem da mesa, mas  pode colocar à direita, depois dos talheres.
Gosto mais da xicara num ponto de café. Acho muito mais charmoso! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário